quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Chegou o grande dia, Senhor, chegou o dia da despedida. Do troféu. O troféu é o diploma. Galgaram o cume de um monte de onde se descortinam vários caminhos. Caminhos que serão percorridos de acordo com a vocação e as escolhas de cada um. Chegou o dia do fim. O dia do começo.
E, como em todas as formaturas é dia de gratidão. Gratidão a ti meu, Deus. Autor da vida e de tudo o que existe. Gratidão aos pais, professores, funcionários, amigos. E todas essas pessoas que foram afinando as vozes para que o corpo pudesse entoar sua canção. A canção esta pronta. É só começar o espetáculo. A cada espaço de tempo, um sinal era tocado para que as pessoas se preparassem para o momento da estréia. A estréia é hoje. Tudo já foi ensaiado. É claro que sempre falta um detalhe aqui ou ali. Mas tudo está pronto para começar. E a vida aguarda os novos artistas. E o mundo está sedento do talento desses jovens que saem da gruta sem medo de enfrentar as feras que surgiram pelo caminho. Estão armados. Porque ter medo? Armados de valores,de conhecimento, de amor. Armados para derrotar o que deve ser derrotado e fazer tremular, no mais alto mastro, a bandeira da vida, iluminada com o sinal da paz.
O tempo passou rápido demais. No começo, movia-se devagar. Os primeiro dias. Os primeiros contatos, tudo era novidade. Cada novo momento parecia difícil de ser aprendido. As notas foram ganhando sonoridade. O som agradável foi contagiando toda a escola. E os estudantes foram crescendo, tal qual aurora de todos os rincões do municipio. E essa luz que vinha das conversas, dos risos, das pequenas discussões que faziam da escola um espaço de magia. E todo o reino era tomado por um sentimento único de esperança. Alias, no reino encantado da escola, os príncipes e princesas tem o dever de ensinar a sonhar. Apenas isso e nada mais. E isso já é o bastante.

O sonho está mais vivo do que nunca neste dia. A caverna
já cumpriu sua missão. Não é possível mais viver em seus seguros espaços. É preciso sair para o mundo. É preciso deixar na caverna tantos momentos lindos que marcaram nossa história.
Toda cumplicidade dos maestros que lá estavam e que anunciavam a luz que nos aguardava. É preciso levar da caverna os sentimentos corretos. A determinação de não nos acomodarmos com o que esta acontecendo de errado. Aprendemos que nunca deveríamos negligenciar os nossos valores, os nossos ideais. E serem fieis a essa vocação.
Hoje é o dia da formatura. E a emoção desse dia tem de ser um marco que nos proteja do crime da acomodação e da apatia. Que a juventude que temos seja eterna, e que desejo de mudar o mundo saia da utopia e habite a realidade. Esta é a nossa oração. Este é nosso interno amoroso. Vocês Estam prontos. Saudosos de um passado recente. Podem abrir as cortinas. O espetáculo vai começar. Proteja-n Senhor estes estes seus filhos nesta e em todas as suas apresentações. Que jamais eles desanimem diante de um obstáculo e que as vitórias sejam uma constante em suas vidas.
Assim seja!


quarta-feira, 22 de outubro de 2008

PROFESSOR...
Ontem você não entendia muitas coisas,
hoje não precisa se fazer entender,criar soluções.
No seu dia-a dia a sua capacidade de amar é colocada
À disposição de todos.
Quando não volta para casa,a tarefa ainda não está
Terminada,mas sua consciência esta em paz.
Você corre em paralelo como o tempo
Para não ficar ultrapassado.
Aceita-se todo por dentro para mostrar a seriedade
Que é exigida e ainda sorrir para aqueles de afeto.
Na sua angústia existencial
Ainda se propõe a ajudar a quem procura.
Você avalia.Que coisa difícil é avaliar.
Aprova,reprova e finalmente recupera:
Pelos caminhos da suas vida
Você vai encontrando tantas portas...
Umas que se fecham,quando deveriam se abrir.
Tantas se abrem,quando deveriam fechar-se,
Portas sombrias,enferrujadas,
à espera de alguém ansioso
por um toque,
outras encaradas pela falta
de responsabilidade e amor.
E você transforma,ilumina,esclarece,
Compreende e vence o desafio.
É o suave mistério da sua vocação.
Como você é importante
PROFESSOR!!!
(Autor desconhecido)

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

A água em nossa vida

A água em nossa vida
Se pararmos e pensarmos um pouco vamos constatar que a água está presente em tudo na nossa vida, seja na rotina diária, seja no nosso trabalho, ela está presente praticamente 24horas por dia.
Podemos até ficar algumas horas sem ingerirmos água, mas para isso tambem não podemos ingerir alimentos,pois estes também tem sua porcentagem em água na sua composição, os alimentos sejam eles sólidos ou líquidos todos contém água ou necessitaram dela na sua composição.
Analizando o nosso dia-a-dia percebemos que em tudo que vamos realizar necessitamos da água, desde que levantamos necessitamos dela para escovar os dentes, para o café mesmo que este seja uma fruta; pois para termos uma fruta saudável é necessário que haja condições climáticas apropriadas,com chuvas em quantidade suficiente para a produção.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

criando blog

O papel do professor
Acredito que o computador modifique a maneira de dar aula, porque incentiva a pesquisa e isso faz com que busquemos novos textos textos para assim construir conhecimentos novos.
No momento em que nos sentirmos mais seguros no manuseio do computador e percebemos a importancia do mesmo na realização de nossa prática pedagógica, vamos nos sentir motivados a novas buscas de outras alternativas de expressar nossos conhecimentos, levando assim o nosso educando a uma busca incessante do seu aprendizado.

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS
Atualmente estamos inseridos em uma sociedade com muitos mecanismos de comunicação,mas para tanto muitos ainda não tem o conhecimento adequado, ou até mesmo intersse em buscar esse aperfeiçoamento.
Prova disso é que os índices que comprovam o aprendizado de nossos educandos ainda é muito baixo. Ai nos perguntamos aonde erramos? Será que o erro está em nossas aulas?
A verdade é que com tantos mecanismos da tecnologia ainda muitos de nós não sabemos usufruir dessas informações, e com isso não despertamos o interese de nosso aluno.
Precisa haver uma conscientização dos educandos de buscar cada vez mais informações e técnicas de aprendizado que desperte o interesse a pesquisa, a leitura, a interpretação, pois só assim estaremos formando cidadãos criticos e participativos na sociedade em que se vive.
Jamais poderemos ficar alheios as novas informações e inovações que a tecnologia nos apresenta, pois a competição entre as nossas aulas pacatas e sem graça é muito grande com as novas tecnologias, nossos alunos hoje tem um acesso ilimitado, que despertam seus interesse, só que muitas vezes essas informações e esses meios não são canalizados de maneira correta, eles não sabem usufruir essa tecnologia a seu favor, para construir o seu conhecimento.
Como tudo na vida tem seu lado positivo,tem também o lado negativo, precisamos ser o elo de ligação entre o aluno e as tecnologias canalizando o conhecimento de forma que vá contribuir para o seu crescimento, moral e intelectual.